Educação Ambiental

O papel da educação na construção da sociedade é fundamental para mostrar aos cidadãos, os caminhos para conservar sua tradição cultural, econômica e natural, além de nutrirem valores e estratégias destinadas a alcançar a sustentabilidade em suas comunidades locais em harmonia com a conservação dos recursos naturais. Ao mesmo tempo, as  comunidades envolvidas têm a oportunidade de contribuir para a realização de metas nacionais e mundiais que se concentram na saúde, no desenvolvimento, na felicidade, no bem estar e na adaptação ao meio ambiente em que vivem.

Nesse sentido, a Fazenda Guaçú está desenvolvendo um Programa de Educação Ambiental (PEA), a fim de promover a conscientização à comunidade escolar, embutindo valores conservacionistas e despertando os olhares para as belezas naturais e únicas da região. O Programa de Educação Ambiental pretende, dessa forma:

  • Despertar a percepção dos visitantes sobre as riquezas naturais da região;
  • Informar e conscientizar o público sobre o uso e a ocupação do solo na região e seus efeitos em curto- médio prazo;
  • Repensar ações e comportamentos que podem elevar a qualidade ecológica da paisagem e o bem-estar humano na região.

Espera-se, no entanto, que as atividades desenvolvidas no Programa sirvam de base para a continuação de ações educativas, que despertem a comunidade para o papel de cada um na conservação dos recursos naturais, e para as potencialidades que o meio ambiente preservado possibilitam para o desenvolvimento local.

Nossos projetos:

O projeto Pequenos Cidadãos Verdes tem como objetivo promover a consciência ambiental e a preservação do meio ambiente sob o prisma da sustentabilidade, o qual incentiva os municípios parceiros a plantarem uma muda de árvore a cada criança de nasce, em uma área de reflorestamento de 390.000 m² que se localiza na Fazenda Guaçú, as margens dos Córregos Beijauba e Lopes que deságuam no Rio Paraopeba.

O simbolismo de plantar uma árvore em comemoração ao nascimento do filho desperta a ideia de um compromisso de todos com o futuro das novas gerações e remete ao comprometimento coletivo com a preservação do meio-ambiente.

 

Sensibilizar a população da importância de se manter hábitos saudáveis com relação ao meio ambiente. Este é o objetivo do projeto “Aprendizes da Sustentabilidade. Trata-se de um programa abrangente que possibilita envolver todos os alunos do município, desde os que estão na creche até os que cursam o ensino médio, bem como grupos compostos por crianças até idosos e munícipes de forma geral. O entendimento comum é de que é preciso haver maior conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente a partir de atividades práticas para que as futuras gerações possam ter um ambiente favorável para viver.

 

Saúde, prática de esportes e preservação ambiental, essa é a proposta principal do projeto Na Trilha da ecologia. São atividades esportivas que ressalta a importância da prática de exercícios físicos e a preservação da natureza como atividades fundamentais para o convívio social. Durante o evento, uma equipe de educação ambiental irá desenvolver uma série de atividades que visam estimular o cidadão à adoção de simples atitudes ecológicas, que contribuem muito para a preservação do meio ambiente e a consequente melhoria da qualidade de vida.

Fazenda Engenho D’Água
Instituto Xopotó
Bruno Romano Personal Trainer